[ad_1]
O dólar elevou os preços de importantes insumos do setor de hortifrutis no país, como o de fertilizantes. Apesar desse cenário, a valorização de alguns legumes e frutas compensou a alta de custos, segundo análise feita por Marina Marangon, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“Quando se fala de hortifrutis, cada segmento tem sua característica. No entanto, de forma geral, mesmo diante do aumento dos custos na pandemia, os maiores preços recebidos pelos produtores foram favoráveis nesse momento, principalmente para as cultas da batata e uva”, destaca Marina.
Se por um lado o câmbio elevado afetou os custos, também favoreceu o aumento das exportações, especialmente no setor de frutas, onde o retorno foi positivo para os produtores brasileiros.
No mercado interno, o consumo foi impactado pela pandemia. “Com a perda de renda, muitos deixaram de consumir frutas e legumes menos essenciais, dando preferência, inclusive, para aqueles itens de menor valor”, complementa a pesquisadora do Cepea.
[ad_2]
Canal Rural